Acesse o sistema com seu login e senha;

Clique no menu Nova Prova > Cadastrar nova .

 

 

 

 

 

A tela exibida em seguida, deve ser preenchida com informações gerais e Critérios de Correção da prova.

Em informações gerais, digite o nome da nova prova;

  • No espaço destinado à numeração da primeira questão preencha o número 1. ( A numeração sempre será 1, a menos que a prova a ser criada seja a continuação de outra aplicada em momentos diferentes);
  • Em instruções da prova, descreva as informações que deverão aparecer para os avaliadosEstas informações aparecerão na página inicial, antes das questões da prova. (Se preferir você pode deixar em branco)
  • Em anexo de prova , é possível inserir algum arquivo que será anexado ao final da prova, como uma tabela periódica. (Se não houver nenhum arquivo a ser anexado, deixe em branco).


 

Em Seguida, você terá acesso aos critérios de avaliação

  • No Item "número de itens errados que anulam um certo"  você pode optar por trabalhar com uma prova "estilo CESP", em que um item errado anulará um correto. Se não for este o seu estilo de correção de prova, deixe em branco.
  • Em "aproveitamento mínimo para aprovação", coloque a porcentagem mínima de acertos que o avaliado deverá alcançar para que seja aprovado.
  • Por último, no espaço reservado para "nota máxima", preencha com a nota máxima da prova.

 

Caso queira, selecione a opção “Embaralhar questões e itens”, para que as provas tenham questões e alternativas em ordens diferentes para cada respondente - fazendo a randomização da prova (esta opção é válida somente para aplicações de prova on-line, pois para provas impressas o embaralhamento é selecionado no momento de geração da prova impressa que será visto mais à frente).  

Há também a possibilidade de escolher que as questões sejam sorteadas pelo seu grau de dificuldade (o grau de dificuldade é classificado no momento em que se cadastra uma questão) . IMPORTANTE: Este critério de sorteio por dificuldade só funcionará se as questões da prova estiverem classificadas por grau de dificuldade, e se o número de questões cadastradas na prova forem maiores do que a quantidade a ser sorteada. Por exemplo: Se a prova cadastrada tem 50 questões, mas você deseja que sejam sorteadas apenas 30 questões do total de 50. Caso contrário, se você for utilizar todas as questões cadastradas, não faz sentido colocar sorteio por grau de dificuldade já que todas as questões estarão na prova.

 Após isto, clique em salvar.


IMPORTANTE: Observe que a somatória da porcentagem deve ser igual a 100%.

Esta opção é facultativa. Se não for útil para você, apenas deixe em branco.

Clique em salvar.


 


Pronto, a sua prova foi criada, mas ainda não há questões cadastradas dentro dela. Você vai notar que aparecerão algumas abas:

  1. Configurações : Onde você configura nome da avaliação, nota máxima da prova, insere um usuário como membro na equipe de elaboração, etc.
  2. Questões : Aqui, você busca questões e insere na prova.
  3. Revisão: Você poderá fazer a revisão da prova e excluir questões.
  4. On-line: Nesta aba, você cria aplicações on-line.
  5. Impressa: Nesta aba você cria aplicações impressas.
  6. Correções: Aqui, você visualiza as correções da prova, após fazer o envio dos gabaritos devidamente preenchidos e digitalizados.



Para inserir questões na sua prova, primeiro crie uma nova seção de acordo com a disciplina, ou assunto da seção. Ex: Português, matemática, direito administrativo, conhecimentos gerais, etc.

 

Clique em "+seção"  Atribua um nome para a nova seção e, caso queira, clique novamente no botão “+ seção” para adicionar mais seções. 

Você pode adicionar quantas seções forem necessárias.



blob1476671339208.png


 

Note que as seções criadas aparecerão listadas, mas ainda não existem questões associadas, portanto a pontuação máxima e os  itens estarão zerados.

 


 

Para atribuir questões a uma seção, clique no botão “buscar questões”. Utilize os filtros para otimizar a busca da questão. 


blob1476671361072.png

 


As questões serão listadas de acordo com os assuntos filtrados. Escolha a questão e clique no botão “usar na seção” que aparece no canto superior direito da questão. Este botão te mostrará as seções criadas, escolha a seção que desejar associar a questão . Após a escolha, ele aparecerá na cor laranja e terá o nome da seção/disciplina atribuída.




 

 

Após fazer a seleção das questões, clique em Salvar, no canto inferior direito da tela

Vá até questões, elas te mostrarão o quadro de questões atribuídas às seções.


 


Pronto, todas as questões que foram associadas já encontram-se na sua prova. 


 

blob1476671411678.png



Observação importante:
As questões aparecem na prova na mesma ordem das seções. Se desejar mudar as seções de ordem, clique nas setas que ficam ao lado. Para buscar mais questões, refaça o mesmo processo.



Clique aqui e saiba como criar uma aplicação, após finalizar a geração da sua prova.