Introdução

Este manual tem como objetivo explicar quais os recursos que a plataforma de avaliação disponibiliza para a configuração de pesos e pontuação das provas e questões.

Graus de dificuldade

Para cada questão, é possível definir um grau de dificuldade (GD). Cada GD possui uma pontuação padrão associada. O mais comum é que existam três graus: fácil, médio e difícil, com pontuações 1, 2 e 3, respectivamente. Porém o sistema permite que isso seja configurado da maneira que for necessária, portanto é possível que existiam 5 GDs, por exemplo, com pontuações 0.2, 0.4, 0.6, 0.8 e 1.

Para os exemplos que daremos neste documento, iremos supor que os GDs existentes são:


GD

Pontuação padrão

Fácil

1,0

Médio

2,0

Difícil

3,0


Pontuação nas questões


A priori, toda questão possui a pontuação 1.

Caso a questão seja cadastrada com um GD, automaticamente o sistema atribui à questão a pontuação padrão do GD. Por exemplo, se uma questão está com o GD médio, então a pontuação dela será atribuída como 2,0.

Porém, apesar do sistema já possuir a pontuação padrão do GD para uma questão, a pontuação da questão pode ser atribuída de maneira livre. No cadastro da questão é possível definir uma pontuação específica para cada questão, ela estando associada a um GD ou não. Para uma questão discursiva, por exemplo, é possível configurá-la para que valha 10 pontos.

Caso você precise mudar o grau de dificuldade em um questão,você poderá fazer seguindo os passos a seguir.

 Acessar a aba >Questões, vá até o fim das sessões da prova e clicque em  >Exibir todas as Questões.


Agora, procure a questão que você deseja modificar o grau de dificuldade/valor da questão e clique em >Alterar esta questão.



O sistema Apresentará uma segunda tela em que você poderá modificar o grau de dificuldade, conforme imagem abaixo. Selecione o grau de dificuldade e salve a questão.

Peso da pontuação das seções de uma prova

As provas na plataforma devem ser organizadas em seções. Uma seção é uma subdivisão da prova e é comumente utilizada para separar questões de matérias diferentes, ou questões básicas de questões específicas. Ex: Português, História, conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, etc.


Para cada seção numa prova é possível atribuir um peso. Por padrão, as seções possuem peso 1. O peso funciona como um fator multiplicador da pontuação das questões. 


Caso exista uma seção com questões de uma disciplina "mais importante", é possível configurar o seu peso maior para que isso seja refletido na pontuação final da prova. 


Para isso, vá até a aba questões e clique no ícone de lápis que fica localizado ao lado das sessões da sua prova, conforme imagem que segue:


Preencha a o peso da sessão e salve sua alteração.


Pronto, agora a sua sessão já está configurada para ter um peso maior ou menor, de acordo com o que foi preenchido. Por exemplo, se a sua sessão de português tem 6 questões, e o valor total desta disciplina deve ser de 3 pontos você deve configurar o peso da sessão como 0,5. Deste modo, a soma total das questões de português terá o total de 3 pontos.



Pontuação e nota máxima de uma prova

Para cada prova que é respondida, a plataforma faz a correção automática das questões objetivas e armazena a pontuação máxima (considerando a pontuação de cada questão e o peso das seções o sistema faz uma regra de três para calcular a pontuação total do avaliado.). 


Esta informação está sempre disponível na aba "Ranking" da prova.

Além da pontuação bruta, o sistema calcula a nota do avaliado. A nota máxima padrão que a plataforma atribui a uma prova é 10. O cálculo da nota de um avaliado segue o seguinte cálculo: (pontuação obtida / pontuação máxima) X 10.


Porém é possível que esta nota máxima seja configurada (aba "Configurações" de uma prova, campo "Nota máxima"). Assim, se uma prova deve valer 2, o sistema calculará uma nota proporcional baseado no seguinte cálculo: (pontuação obtida / pontuação máxima) X 2.


Pontuação e sorteio de questões

A plataforma permite que se configure o sorteio de questões. Por exemplo, considere uma prova com 10 questões. É possível configurar o sorteio de 4 destas 10 questões, de tal maneira que, para cada avaliado, uma prova diferente com 4 questões será gerada.


Há duas maneiras de fazer com que a plataforma sorteie as questões. O sorteio por dificuldade ou o sorteio nas seções.

O sorteio por dificuldade pode ser configurado no campo "Grau de dificuldade no sorteio de questões" na aba "Configurações" da prova. Caso esta opção seja ativada, será possível definir um sorteio de questões a partir do GD das questões, fazendo com que toda prova distinta gerada possua o mesmo grau de dificuldade. Para cada GD é possível fazer com o que a plataforma sorteie um determinado número de questões.

Considere o exemplo abaixo (considere que as questões associadas à prova possuem a pontuação padrão do seu respectivo GD):


GD

Pontuação padrão

Número de questões associadas à prova

Número que questões a serem sorteadas

Fácil

1

4

2

Médio

2

4

2

Difícil

3

2

1


Neste caso, ao gerar uma prova a ser respondida a plataforma escolherá 5 questões, sendo 2 com GD fácil, 2 com GD médio e 1 com GD difícil. 

A pontuação máxima da prova será de 9 pontos (2 pontos das questões com GD fácil, 4 para as de GD médio e 3 pontos para as de GD difícil).


Com relação ao sorteio por seção, a plataforma permite que se defina, para cada seção de uma prova, um número determinado de questões a serem sorteadas. 

Por exemplo, caso 20 questões sejam associadas a uma seção e se defina que somente 10 serão sorteadas, então no momento em que a plataforma gerar a prova para que um avaliado a responda, ela irá escolher randomicamente 10 questões dentre as 20 disponíveis.


Assim, é preciso estar ciente que, caso o sorteio seja configurado em uma seção que possua questões com pontuações diferentes, que isso abre a possibilidade de que cada avaliado responda a provas com pontuações máximas diferentes.