Como visualizar/corrigir questões Discursivas

Acesse o sistema com login e senha;

Na tela inicial, clique em Avaliações > correções de discursivas


Você terá acesso as avaliações/questões discursivas e seus respectivos status. São eles:

  • Aguardando envio: mostra as provas que estão aguardando o envio de respostas. Para as aplicações do tipo "Impressa pelo Avaliado" mostra quando um avaliado baixou as folhas de respostas mas ainda não as enviou. Para provas online, quando o avaliado iniciou a prova mas não concluiu.
  • Aguardando correção: mostra as provas que possuem respostas enviadas (Online, Impressa Pelo Avaliado ou Impressa), mas que ainda  não foram corrigidas.
  • Corrigida: mostra as provas que possuem todas as questões enviadas já corrigidas.


Se desejar filtrar, basta clicar em um dos status acima, e apertar enter.

Para facilitar ainda mais a busca, também é possível filtrar a correção por "turma", "tema da questão", e "corrigidas por". Abaixo do filtros, também podemos observar que as provas discursivas encontram-se visíveis, assim como o número de respostas enviadas, as que  "aguardam correção" e o botão "corrigir", que dá acesso a realização da correção correspondente.






Ao clicar  no botão corrigir, você será direcionado aos arquivos que estão pendentes de correção (se houver). Quando iniciar as correções, você terá acesso as folhas de respostas, ou no caso de aplicações de prova on-line às respostas discursivas respondidas pelos avaliados. 

 É possível fazer observações diretamente nas folhas. Marcações, com marca textos, circular, escrever, etc. Basta usar a barra de ferramentas que aparece do lado esquerdo da digitalização. Ou, se preferir você poderá digitar as considerações na caixa de texto, que fica disponível logo abaixo da folha de respostas.



Caso o avaliado ainda não tenha respondido, constará a seguinte frase no topo da página "o avaliado ainda não respondeu a questão". 

Na correção, você poderá utilizar uma grade de correções** como parâmetro de avaliação que é cadastrada no momento da criação da questão, ou da avaliação. Caso não seja atribuída nenhuma grade, o avaliador tem autonomia para parametrizar os critérios de correção, e apenas preencher o Campus: Pontuação concedida.

**O que é uma grade de correção?

Uma grade de correção é um conjunto de critérios utilizados como parâmetros para avaliar uma questão ou prova discursiva, definidos e utilizados por determinada instituição, órgão ou banca examinadora. 


Modelo de Correção que não foi atribuída grade para a avaliação:


Faça as observações necessárias, atribua a pontuação concedida e clique em salvar. Pronto. A sua correção de questão discursiva foi finalizada. Se a questão discursiva corrigida fizer parte de uma prova que contenha questões objetivas, o sistema somará ambas as notas e trará o resultado final, na aba correções da prova correspondente.