Após seguir os passos para "Criar uma prova", agende a sua aplicação, conforme explicação abaixo:


Clique sobre o nome da prova escolhida e o sistema o direcionará para a área interna da prova, onde você deverá clicar na aba "On-line". Clique no botão "+ Aplicação" no canto direito da tela;



Inicie a Configuração da prova on-line:


Segmento: Caso seu ambiente possua segmentos diferentes, clique na seta da caixa de seleção e escolha o segmento. Esta escolha direcionará a aplicação para o segmento escolhido, em caso de instituições que possuam filiais, por exemplo.


Modalidade

São três tipos de modalidades de prova online que podem ser aplicadas:


*On Line (Prova 100% On line) - tipo mais utilizado. Avaliado acessa, e executa a prova toda no ambiente online.


*Lista de exercícios ( Exercício Online, onde o respondente acessa o gabarito durante a prova) - O avaliado vai respondendo as questões, e tendo acesso ao gabarito logo que marca uma resposta e avança.


*Impressa pelo Avaliado (Usado para questões discursivas ou redações. Onde o respondente da prova imprime o caderno de provas e folha de respostas, responde, escaneia e envia para correção). Esse é o tipo de aplicação menos utilizado, pois exige que o avaliado tenha uma impressora para imprimir a folha de respostas, e que depois escaneie esta para enviar ao sistema de provas novamente.

 
Tipo de Navegação. 
Esta configuração refere-se ao modo como o avaliado visualizará a prova.


Em navegação “por questão”, o sistema apresenta uma questão por vez deixando a tela do avaliado mais "clean".


Já na opção “em página única”, o sistema apresentará toda a prova em uma única página.


Independentemente do tipo de visualização, é possível deixar que o avaliado responda a prova sem um tempo predeterminado se assim o avaliador desejar, ajustar um tempo para que o avaliado responda a prova toda, ou definir um cronômetro de resposta por questão.

Tentativas

 
Determine a quantidade de vezes que o avaliado poderá fazer a avaliação.


Endereço e Local: utilize estas opções apenas em casos em que o avaliado deverá se dirigir até um local específico para realizar a prova. Ex: Laboratório de informática da instituição.


Fiscal de prova: Configure um usuário que ficará responsável por fazer a liberação para que os avaliados possam iniciar a 

prova. Esta opção é facultativa, no entanto, uma vez preenchida os avaliados só poderão iniciar a prova após o fiscal ter feito a liberação de acesso dos avaliados. Assim, recomendamos que antes de ajustar um fiscal, você avalie se realmente é necessário. 


Depois desses ajustes, clique em "Salvar configurações"  no botão azul.



>Inicie a segunda parte de configuração da sua prova on-line. Clique no nome da prova, conforme imagem abaixo, e depois, clique na aplicação novamente para iniciar as demais configurações.



Próximos ajustes a serem feitos:

*Tempo de Resposta, usado para delimitar o tempo máximo que o usuário terá para responder à uma pergunta ou prova. 

Preencha a opção de cronômetro por questão, prova ou se preferir deixe o tempo de acesso livre, marcando a opção “nenhum”.


*Cadernos:

Ajuste o sorteio das questões/alternativas ou seções caso deseje que a prova seja randomizada. Você pode randomizar apenas uma das opções, ou todas. Nesse último caso, a prova será apresentada completamente randomizada para os avaliados, diminuindo consideravelmente a possibilidade de cola entre os avaliados. 

Se preferir que a prova não seja apresentada em ordem distinta, basta deixar a opção "O mesmo caderno de questões" marcada, e não haverá randomização das questões.

*Restrições de navegação:

Marque a opção que melhor se adequar ao tipo de navegação que o avaliado deve ter acesso.
Você poderá bloquear o acesso às questões já visualizadas (independente  de terem sido respondidas ou não), questões já respondidas - neste caso o usuário não pode voltar na questão depois de respondê-la e prosseguir para outras questões.

Também é possível o bloqueio da finalização da prova com alguma questão em branco


*Monitoramento e anulação de prova automaticamente 
Se optar por marcar esta opção, o sistema fará a fiscalização e anulará a prova do respondente que sair da aba da prova por 3x, ou por mais de 30 segundos. IMPORTANTE: Marcando essa opção, o avaliado só poderá executar a prova através de um computador. Não é possível executar a avaliação via celulares, ou tablets.


*Monitoramento e sugerir anulação da prova

Ao selecionar essa função, o sistema irá monitorar o avaliado, e informá-lo de que ele está sendo monitorado. Se o respondente continuar a ausentar-se da execução da prova, ele recebe alertas do sistema informando-o que a prova será auditada e está passível de anulação se for constatado comportamento suspeito. Com essa função ativa, o respondente consegue encerrar a prova normalmente.

No relatório de notas, após o encerramento da avaliação, aparecerá o alerta "comportamento suspeito" para alertar o responsável pela avaliação sobre o incidente. Deste modo, é possível auditar a prova do avaliado e anulá-la, se achar pertinente.


A anulação fica registrada no perfil do usuário e através de auditoria, é possível a consulta do motivo da prova ter sido anulada. Se marcar esta opção de monitoramento, saiba que não será possível realizar provas por celulares e tabletes, apenas via computadores - desktop ou notebooks.




Configure as mensagens de acesso à prova:


>Mensagens: Configure as mensagens que desejar, atentando-se apenas para não excluir as variáveis como “${porcentagemAproveitamento}". O sistema utiliza estas variáveis para calcular o aproveitamento do avaliado. Se preferir não mostrar a informação do desempenho/percentual de aproveitamento do respondente, você pode apagar a variável e substituir pela mensagem que quiser.


Ex: Prezado avaliado, aguarde a divulgação do resultado em nosso site oficial.

As mensagens serão exibidas para os avaliados que terão acesso à prova.


>LINK Externo: Este é o link de acesso da prova que você acabou de criar. É através dele que os usuários irão acessar a prova, caso NÃO TENHAM CADASTRO NO SISTEMA. O link externo costuma ser utilizado apenas em processos seletivos. Escolas e faculdades, por exemplo, não costumam utilizá-lo uma vez que a listagem de avaliados já é cadastrada na plataforma, e cada usuário já possui login e senha de acesso à plataforma.


>Disponibilizar formulário para cadastro de visitantes não inscritos: esta opção deve ser marcada apenas quando o avaliador deixará a aplicação aberta para que qualquer pessoa que tenha acesso ao link da prova possa se inscrever, e acessar à avaliação. Portanto, se este não for o caso, deixe esta opção desmarcada.


>Salve as configurações preenchidas por você, clicando em "salvar e avançar"

Agora é o  momento de definir o dia e horário que os avaliados poderão ter acesso à avaliação online. Ajuste estas informações nos locais sinalizados abaixo. Lembre-se que: o horário limite para acesso da prova é o limite de tolerância para início da avaliação, e não o momento que a prova 



Caso deseje que o avaliado possa ter acesso à correção, gabarito e download do arquivo da prova logo que finalizar a avaliação, marque as opções que ficam logo abaixo da definição de horário de acesso à prova. Se não for necessário que o respondente tenha acesso aos resultados, gabaritos e demais informações, basta que você deixe essas informações todas desmarcadas, que o usuário vai encerrar a prova, mas sem poder ter acesso a esses dados.


Após realizar esses ajustes, clique em "salvar e avançar".


Pronto, você chegou na última etapa de ajustes para disponibilizar a prova online. 


Agora é hora de ajustar a turma, processo seletivo ou o usuário que deve ter acesso à prova.

Se desejar adicionar uma turma, ou processo seletivo, clique em "inscrever processo ou turma", e digite em seguida o nome da turma ou processo previamente cadastrado no sistema.


Se for necessário adicionar apenas um candidato, ou aluno avulso, clique em inscrever candidato ou aluno, e busque pelo nome do usuário, que também deve estar previamente cadastrado na plataforma.

Feito isso, clique em "Salvar inscrições".

Pronto, a sua prova online está configurada.





Visualização da sala de avaliação online

Para visualizar a sala de avaliação  (respondentes que já iniciaram a prova, tempo de duração da avaliação e fazer a liberação da prova - no caso de provas com fiscal), acesse o botão "sala de avaliação" , clicando no ícone de computador que fica localizado no canto direito da tela de aplicação on-line.

Ao acessar a tela da sala de avaliação, você poderá fazer a liberação do acesso à prova, marcando os usuários e clicando em "Liberar Prova".

Também é possível visualizar a situação do participante: Aguardando participante, em prova ou prova finalizada. O horário de início e o  tempo de prova também ficam visíveis.

   

Por fim, você pode enviar um e-mail para todos os participantes desta prova. Clique no ícone de envio de e-mails:


Você será direcionado à tela de envio de e-mails. 

> Coloque o título do e-mail

> Transcreva o conteúdo do e-mail.

Se necessário, utilize as variáveis disponíveis ao lado do campo do e-mail para personalização.

Marque a opção 'todos' ou 'Que ainda não começaram'.

Confira seu e-mail no modelo que aparecerá logo abaixo e envie, caso esteja tudo certo. Os e-mails serão enviados nos minutos seguintes.